WhatsApp Image 2021-01-11 at 17.27.41.jp

CLUBE DO LIVRO INFANTIL

Estimular o interesse pela leitura é um grande objetivo dos pais. Afinal, a literatura oferece um universo de possibilidades para as crianças, desde o contato com personagens encantadores e a entrada no mundo de fantasias até a contribuição para o desenvolvimento saudável. Por isso, um movimento que está ganhando força nos últimos anos é o clube de livro.

    A partir do momento que faz parte de um clube de livro / leitura, a criança passa a receber estímulos, incentivos, além de criar o hábito da leitura. A leitura em conjunto, com acompanhamento de uma tutora capacitada e com materiais de apoio têm por objetivo fortalecer o afeto pela literatura e mostrar para os pequenos a fonte inesgotável de prazer, entretenimento e aprendizagem que são os livros.

    O livro instiga a nossa curiosidade. Os conflitos que se parecem com situações que vivenciamos diariamente — ainda que mascarados por uma fantasia — cativam a nossa atenção e ativam nosso desejo por conhecimento. Para uma criança que está no auge da curiosidade, a literatura alcança novos patamares.

   Então, a busca pelo conhecimento gera uma motivação que, consequentemente, auxilia a criação de um hábito saudável de leitura. A lógica é muito simples. Se o livro o ajuda a entender o sentido do mundo, conhecer as realidades do cotidiano e naturalizar os assuntos familiares, é claro que ele desejará explorá-lo ao máximo.

O que é e como funciona um clube de livro infantil

    O clube de livro infantil traz a rotina da leitura, a socialização e a discussão como pilares para o estímulo da leitura. Uma vez escolhido o título dentre alguns propostos, a leitura se transforma em um momento de diversão e aprendizagem.

   Os livros são selecionados a partir da faixa etária do grupo, pesquisa por títulos recomendados por especialistas e por assuntos dinâmicos, instigantes e que geram aprendizagens. As narrativas podem, também, ser desenvolvidas exclusivamente para além de despertar a leitura infantil, desenvolver habilidades específicas nas crianças como, por exemplo, as socioemocionais. E, sempre, com o conhecimento, prévio ao início da leitura, dos pais e/ou responsáveis.

    Através de encontros semanais com uma hora de duração, o clube do livro permite criar a rotina e o hábito literário de uma forma descontraída, prazerosa e sem cobranças. 

    Além de garantir o maior interesse das crianças, o clube de leitura também auxilia as famílias que têm uma rotina corrida. Afinal, é muito trabalhoso procurar livros para crianças de qualidade que realmente potencializam o desenvolvimento delas e acompanhar e desvendar a leitura.

Como pode ajudar no desenvolvimento da criança

Inteligência emocional, afeto, troca, novas amizades, comprometimento e cumplicidade são apenas alguns dos aprendizados que os pequenos fortalecem com um clube de leitura.

   Uma das grandes vantagens de um clube de livros é oferecer conteúdos que são específicos às características e necessidades do grupo com acompanhamento de uma tutora capacitada e que além da leitura em si, trabalha a interpretação através de debates e oferece outros tipos e apoio, de acordo com o livro abordado, como artesanato, redação, desenho, significado de novas palavras, a escrita...

    Isso traz uma grande potência para o aprendizado. Isso porque existem vários autores e títulos que desenvolvem conteúdos que vão ao encontro das fases do desenvolvimento. Assim, buscam auxiliar cada etapa a partir de personagens marcantes e histórias que têm relação direta com a realidade das crianças.

    Nesse sentido, as obras ganham uma dimensão muito diferente. Além de ajudar no desenvolvimento, possibilitam um crescimento emocional saudável e empático.                             As habilidades adquiridas a partir desse estímulo literário são praticadas durante a vida inteira e necessárias para alcançar o futuro sucesso profissional.

   Indo além, o livro incentiva o contato com a arte e trabalha uma série de competências cognitivas. Por meio de cores contrastantes e até mesmo de texturas, é possível estimular uma série de sentidos. Isso torna a experiência de ler muito mais agradável e atrativa.